A espécie Myrciaria glazioviana (Klaersk.) G. M. Barroso ex Sobral é popularmente conhecida como cabeludinha, peludinha, jabuticaba amarela, vassourinha-da-praia e pertence à família das Myrtaceae.
A cabeludinha é uma planta de pequeno porte com altura que varia de 3 a 5 m, que deve ser plantada em solo fértil rico em matéria orgânica e com boa drenagem.
Essa espécie brasileira que está presente na Mata Atlântica ocorre nos estados de Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, cresce a pleno sol mas tolera meia sombra e aprecia clima tropical e subtropical úmido, ou clima temperado chuvoso, com temperaturas que variam de 8,2 a 25°C.
Em tempos de inverno, a cabeludinha suporta geadas de até – 4° C.
Apesar de ser uma espécie pouco conhecida pela maioria dos brasileiros, a cabeludinha é encontrada em quintais na região do sudeste, produz frutos amarelos na forma de baga com polpa suculenta de sabor adocicado que é rico em vitamina C.
A frutificação ocorre nos meses de outubro a dezembro e os frutos podem ser usados na fabricação de geleias.
A folhagem é ornamental e pode ser cultivada em vasos usando uma mistura de terra, areia e esterco na proporção 1:1:1.
As flores são melíferas e os frutos atraem pássaros e outros animais, por isso essa frutífera tem sido recomendada em paisagismo urbano, principalmente para arborização de praças e quintais.