Pesquisa e Desenvolvimento

O histórico da Santa Martha em pesquisa e desenvolvimento de mudas data de 1960, quando o Eng. Agrônomo Léo Gomes de Moraes fazia suas pesquisas e produzia milhares de mudas de mangas, abacates e roseiras clonadas por enxertia. Mangueiras e abacateiros, que foram plantados em vários pomares do Brasil, incluindo os do Sudeste e do Nordeste. Esse histórico de produção de plantas passou para os filhos e netos, hoje representado por três empresas na região de Ribeirão Preto, sendo a Santa Martha Agro uma delas.

A Santa Martha Agro, de propriedade da Eng. Agrônoma e pesquisadora Dra. Rita M. Moraes, tem hoje a pesquisa com plantas medicinais, aromáticas e nutracêuticas como um de seus diferenciais, sendo o projeto Yacon (Smallanthus sonchifolius) o principal deles atualmente. A Dra. Rita iniciou o projeto Yacon quando ainda trabalhava como docente na Universidade do Mississippi. Sua continuidade aqui no Brasil rendeu à Santa Martha, em março de 2019, apoio com o fomento do PIPE/FAPESP.

Com a colaboração da pesquisadora Dra Miriam V. Lourenço, a equipe Santa Martha deu início aos estudos que visam a produção de ingredientes a partir da batata yacon com qualidade e padronização para a manutenção das propriedades funcionais dessa batata, tão importante para o controle da glicemia. Dada a importância da pesquisa, a continuidade do projeto Yacon conta hoje com os pesquisadores da EMBRAPA/Meio Ambiente (Drs. Antônio Luiz Cerdeira e Sonia Claudia N. Queiroz) e do Eng. Agrônomo Júlio Takai de Guatapará, conveniado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Presidente do Instituto de Pesquisa e Difusão Agropecuária JATAK.

Como a pesquisa e o desenvolvimento de produtos do Yacon requer também um ambiente propício aos negócios diferenciados para a área de ingrediente funcional, as Dras Rita M. Moraes e Miriam Lourenço criaram a Startup YACON-BR, uma empresa que conta com apoio e a expertise em negócios do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto e do iCorps Brasil. Com o apoio da EMBRAPA para pesquisa e desenvolvimento e o ambiente de negócios dos ecossistemas de Startups (SUPERA e iCorps), a YACON-BR espera lançar uma linha de produtos padronizados da batata Yacon, minimamente processados, para substituir parcialmente o açúcar nos alimentos, e com apelo de tecnologias sustentáveis.

Nossa Equipe

YACON O SABOR DA VIDA SAUDÁVEL

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda reduzir o consumo de açúcar para 10% do total de calorias ingeridas diariamente (1) e, isso é necessário porque o uso excessivo de açúcares nas dietas tem sido responsável não só pela obesidade e diabetes, mas também por uma série de doenças, como cárie, câncer, Alzheimer e depressão (2).

A recomendação é a substituição do açúcar por uma dieta rica em fibras solúveis. Por isso a YACON-Br propõe a incorporação da batata yacon na alimentação como uma fonte de fibras doce e saudável.

A batata yacon (Smallanthus sonchifolius) é uma espécie andina que, tem uma longa história de uso tradicional. Vários trabalhos científicos tem confirmado suas propriedades funcionais que estão ligadas ao conteúdo de açúcar de cadeia longa, chamado de fruto-oligossacarídeos, também conhecido como frutanos ou FOS. Quando consumidos os açúcares da batata yacon não são metabolizados pelo sistema digestivo sendo transformado em fibras solúveis que ajudam na digestão e na absorção dos nutrientes promovendo o crescimento de lactobacilos e bífidobactérias intestinais que mantém a saúde do cólon.

O termo que descreve alterações na microbiota intestinal (bactérias presentes no intestino) é conhecido como desbiose e está associado a várias doenças incluindo as inflamações intestinais (3), diabetes tipo 2 (4), depressão (5) e doenças cardiovasculares (6). A diversidade da microbiota intestinal diminui com o envelhecimento e com doenças metabólicas como a diabetes e a obesidade. Para manter uma vida saudável, a American Dietetic Association recomenda o consumo de 25 a 35 g de fibras solúveis por dia para adultos e 5 g por dia para crianças (7). O consumo do açúcar da yacon (FOS) mantém a saúde, previne doenças sendo caracterizado como um componente essencial em terapias nutricionais e pode reduzir o consumo de açúcar e gorduras quando incorporado aos alimentos industrializados.

São recentes os estudos que demonstram a importância das interações entre a microbiota e os sistemas imunológico e nervoso na saúde e nos processos inflamatórios (8). Pesquisas revelam que a inclusão de prebióticos, probióticos e compostos bioativos como ácido clorogênico melhora a imunidade.

A eficácia do uso das raízes de yacon no tratamento da obesidade em humanos foi descrito por Genta e colaboradores (9) após teste clínico usando xarope de yacon em mulheres obesas em pré-menopausa. Os FOS podem atuar como um adoçante dietético natural uma vez que esses açúcares não são absorvidos pelo nosso organismo. Desta forma, produtos Yacon-BR, tais como o suco, xarope e a farinha podem ser utilizados como ingrediente alimentar por pessoas que desejam reduzir açúcar e gordura da sua alimentação, além de ter ação prebiótica. Entretanto, para manter a funcionalidade do yacon é preciso que as batatas passem por um processamento mínimo em condições controladas e, é isso que a YACON-BR propõe, a produção de ingredientes saudáveis para serem consumidos com segurança e eficácia.

Você pode conhecer os produtos da YACON-BR, através da sua linha de produtos YaconFos. É uma linha de produtos que promove qualidade de vida e é desenvolvida especialmente para pacientes com diabetes tipo 2, depressão, obesidade. doenças cardiovasculares e outras morbidades relacionadas com síndrome metabólica. 

Saiba Mais em https://yaconfos.com.br/. 

Referências

  1. WHO Sugar recomendations (2019) – Artigo
  2. Knuppel A, Shipley M J, Llewellyn CH, Brunner EJ (2017) Sugar intake from sweet food and beverages, common mental disorder and depression: prospective findings from the Whitehall II study. Scientific Reports 7: 6287.
  1. Khan, I., Ullha, N., Zha, L., Bai, Y., Khan, A., Zhao, T., Che, T., Zhang., C. (2019) Alteration of gut microbiota in inflammatory bowel disease (IBD): Cause or consequences IBD treatment targeting the gut microbiome. Pathogens 8(3):126.
  2. Gurung, M., Li, Z., You, H., Rodrigues, R., Jump, D. B., Morugun A., Shulzhenko N., (2020) Role of gut microbiota in diabetes type 2.E Biomedicine1: 102590.
  1. Zalar, B. Hasberger, A., Peterlin B. (2018). The role of microbiota in depression – a brief review. Psychiatric Danub. 30 920: 136-141.
  1. Tang, W. H., Kitai, T., Hazen S.L. (2017) Gut microbiota in Cardiovascular Health and disease Cir. Research 120 (7): 1183-1196.
  1. ADA Reports (2002). Position of the American Dietetic Association: Health Implications of Dietary fiber. Journal of the American Dietetic Association 102 (7):993-1000.
  1. Fung T.C., Olson C.A., Hsiao E. Y. (2017) Interactions between the microbiota, immune and nervous systems in health and disease. Nat Neurosci. 20(2): 145–155.
  1. Genta S, Cabrera W,Habib N, Pons J,Carillo IM, Grau A, Sánchez S. Yacon syrup: beneficial effects on obesity and insulin resistance in humans. Clin Nutr. 2009:28(2):182-7.

Conheça nossas Soluções

Santa Martha Agro

Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira Km 317

CEP: 14032-800

Ribeirão Preto – SP

Fone: (16) 99733-6840